Father Jonh Misty . I Love You, Honeybear

Para infelicidade desta crítica cometi o “erro” de ver várias actuações de Father John Misty antes de começar a ouvir o disco sem distracções visuais. Digo ser um erro porque a música de Father John Misty, alter ego de Josh Tillman, é palavrosa e teatral e, após esta associação entre música e drama, há uma quantidade de coisas que não encontro enquanto ouço as suas canções sem o contexto criado pelo próprio. Foram precisos uns dias (largas semanas) de quarentena para conseguir ouvir o álbum como objecto solitário que é, sem artifícios imagéticos.

I love you, Honeybear é um álbum de letras. Há para lá instrumentalismo de muito valor nos arranjos folk das guitarras simples e ideias geniais de sobreposição de meios, o maior exemplo é Bored in the USA que tem vários daqueles sons de riso “enlatado” típicos das comédias dos 80’s e 90’s para acentuar a miséria do que se diz na canção. Ainda assim, é às letras que acabo por prestar mais atenção. Os próprios títulos das faixas já deviam dar o seu aviso, três que saltam logo à vista são “The Night Josh Tillman Came to Our Appartment”, “Nothing Good Ever Happens at The Goddamn Thirsty Crow” ou “I Went to The Store One Day”. São músicas do dia-a-dia de alguém, Tillman, Father John ou eu mesmo. São bandas sonoras para a aparente gratidão cínica de estar vivo numa cidade qualquer com um amor enorme. Em certas alturas parece que todo este cenário de se ter um álbum chamado Eu amo-te, honeybear é amargamente irónico mas no final, crê-se que, nas palavras de José Mário Branco, só se pode ser salvo pelo amor.

Consegui ouvir o álbum no que ele é, música sem distracções. Mas não consegui parar de ver, no carro, no banho, a fazer jogging na marginal, um tipo de barba, olho azul, a trovar desencantadamente acerca da vida na cidade enquanto a cidade passa por ele, ocupada.

Felizmente dia 20 de Agosto, em Paredes de Coura, Father John Misty estará em palco e merecerá toda a atenção do mundo.

8/10

Previous post
Indouro Fest
Next post
Camané . Infinito Presente
Back
SHARE

Father Jonh Misty . I Love You, Honeybear