A Tourada, tema imortalizado por Fernando Tordo foi primeiro avanço de “As Canções d’A Naifa”. São nove versões os temas que marcaram a música nacional e que A Naifa escolheu para marcar nelas, o seu cunho.
A conversão para fado de temas que todos sentimos como nossos foi a forma que A Naifa encontrou para celebrar a música nacional homenageando músicos e músicas desde a pop até aos mais tradicional.
Sentidos Pêsames dos GNR de Alexandre Soares e Subida aos Céus dos Três Tristes Tigres conhecem neste disco uma musicalidade e expressividade que não conhecíamos,mas que encaixa nesta versão contemporânea do Fado d’A Naifa e transmite-nos uma originalidade musical, transparecendo a ideia deste temas terem sido escritos e compostos para esta sonoridade.
Temas como A Tourada, Desfolhada Portuguesa ou Inquietação adquirem neste disco a sua plenitude musical através da contemporaneidade musical que o colectivo lisboeta tão bem sabe impregnar nas suas músicas.
Este não é um disco de versões. Tal como o título do disco sugere, “As Canções d’A Naifa” são temas novos, com uma nova dimensão que presta uma justa homenagem ao melhor que a música nacional já fez e que continua a fazer.
Este é um “must have” para qualquer coleccionador, quer pela sua originalidade, quer pela qualidade que é reflectida por Luís Varatojo, Mitó Mendes, Sandra Baptista e Samuel Palitos.