Alt-J . This Is All Yours

Alt-J . This Is All Yours

Na música, como no cinema, são raros os exemplos de sequelas melhores do que as suas primeiras obras. É curioso falar-se em “primeiras obras” já que, no mercado actual de consumo rápido e gratuito, muitos grupos têm vendas e quilómetros de estrada substanciais muito antes de chegar ao mainstream e à tal primeira obra. Os Alt-J chegaram rapidamente ao mainstream do Indie com o seu “An Awesome Wave”, disco meditativo de temas dançáveis que ofereceu aos Alt-J as tais vendas e os quilómetros de estrada em tempo recorde.

Pouco mais de dois anos depois é editado o álbum “This is All Yours” e apetece dizer que sim, isto é tudo nosso. Do tempo em estrada parece notória a preocupação em fazer deste disco um prato mais tenro e fácil de digerir, com um punhado de canções que cairão bem em qualquer altura, hoje e daqui a cinco anos, sem grandes divagações etéreas ou ritmos celestiais. É um disco de prazeres simples, sem os pretensiosismos dos quais as bandas indie são habitualmente acusadas. À consideração fica, não obstante a louvável simplicidade, o facto de não haver neste disco uma equivalência em termos de riqueza instrumental a temas como “Tesselate”, “Breezeblocks” ou “Taro”.

“This is All Yours” é atenuado, ameno. Tem momentos de leve apoteose em “Every Other Freckle”, “Left Hand Free” ou “Warm Foothills” mas nunca chega ao fogo de artifício. É esta apoteose serena que poderá confundir quem vai à procura de outra onda de enérgica awesomeness como a revelada no primeiro álbum da banda.

Os Alt-K continuam a ter imenso potencial, uma infinitude de possibilidades de novos sons para explorar e a capacidade artística para o fazer mas “This is All Yours” soa a pausa contemplativa mais do que a revolução ou invenção. Nada de errado nisso, sendo um disco de prazeres simples, nada mais se lhe é exigido.

7/10

Previous post
Brass Wires Orchestra . Cornerstone
Next post
Future Islands @ Hard Club
Back
SHARE

Alt-J . This Is All Yours