Lady Gaga está de volta e promete não desiludir. Com lançamento marcado para 11 de Novembro, de Artpop conhece-se já o primeiro avanço, Applause.
Ainda que sem a força de hino do tema Born This Way, o seu último realmente grande êxito, Applause apresenta-se com todo o potencial de hit de discoteca ao ser o single mais manifestamente dançável da sua carreira, recorrendo mesmo a alguns sons bastante retro.
Que Gaga gosta de ser o centro das atenções já não novidade, dos seus outfits ousados ao próprio conteúdo de algumas canções, tudo cria burburinho à sua volta. Mas a verdade é que em termos de letras, este é talvez o caso mais descarado de egocentrismo, referindo-se a si própria como arte e representante da arte na cultura pop.
«One second I’m a kunst
Then suddenly the kunst is me
Pop culture was in art
Now, art’s in pop culture in me»
Esta postura está também presente no videoclip, cheio de referências artísticas, das quais Artpop parece querer alimentar-se. Não deixando de ser aquilo a que nos habituou, mas ciente de que manter o grau de escândalo e inovação em permanente crescendo é uma tarefa difícil, espera-se de Lady Gaga um trabalho mais maduro e menos gratuitamente chocante, que recupere ao mesmo tempo a qualidade do The Fame com que a cantora se estreou.