Arcade Fire . Reflektor

Arcade Fire . Reflektor

Let’s Dance!

“If this is Heaven/ I need something more”, declaram Arcade Fire na primeira música de Reflektor, por isso, deram-nos um duplo disco carregado com treze boas músicas ao longo de 75 minutos.

Em Reflektor, os Arcade Fire usam como mote a história de Orfeu e Eurídice (protagonistas da capa do álbum) que, quando morre, ele, apaixonado, vai até o outro mundo para a salvar. Esta, só voltaria ao mundo dos vivos se Orfeu não olhasse para a sua amada enquanto a resgatava. Ao longo do caminho, desconfiando que estava a ser enganado, não foi capaz de resistir e olhou por momentos para Eurícide, lançando, para sempre, a sua esposa para o reino dos mortos. Podemos rever este mito na letra de It’s Never Over: “Hey, Orpheus!/ I’m behind you/ Don’t turn around/ I can find you), e na letra de Awful Sound: “I was standing beside you by a frozen sea/ Will you ever get free?”. Isto traduz bem todo o tema de Reflektor, que gira em torno da decepção e consequente desespero existencial, tal como nos diz We Exist: “Down on their knees/ Begging us please/ Praying that we don’t exist/ We exist”.

Por palavras de Butler foi a partir da música Sprawl II que surgiu a sonoridade deste álbum: “Lembro-me que, pela primeira vez, víamos as pessoas dançar de uma forma um pouco diferente nos concertos dos Arcade Fire. Agora, todos os nossos concertos vão ser assim, e estou ansioso por isso.” Para isso, nada melhor que o disco ser produzido pelo talentoso James Murphy (o homem por detrás da banda dance-rock LCD Sound System), conseguindo, assim, ter o rock aliado à dança, conquistando um espetro alargado de ritmos num só álbum.

Outra relevância de Reflektor é a dinâmica entre a voz masculina de Butler e a voz feminina de Régine, é o equilibro perfeito entre o grave e o agudo, o forte e o fraco, a dureza e a delicadeza. Todo o disco tem uma identidade própria com uma sequência fluída,coerente, que demarca bem os Arcade Fire do passado e do presente.

Não podemos dizer que é o melhor álbum de Arcade Fire. Funeral, Neon Bible e The Suburbs elevaram a popularidade da banda e isso não pode ser esquecido, simplesmente, é um álbum que seguiu um rumo diferente, talvez mais refinado, visto que era isto que a banda procurava editar. Reflektor é uma ótima adição para a sua discografia, confirmando que Arcade Fire é uma das maiores bandas da atualidade.

9/10

Previous post
Pearl Jam . Lightning Bolt
Next post
A Naifa . As Canções D'A Naifa
Back
SHARE

Arcade Fire . Reflektor