Bandas, festivais e coisas que tais…

Bandas, festivais e coisas que tais…

Praticamente acabada a época de festivais de verão, numa primeira e superficial análise contamos facilmente cerca de 60 festivais por todo o país.

De Norte a Sul, ilhas, interior, litoral, temáticos, genéricos, populares ou elitistas. Para todos os gostos e feitios.

Em contraciclo com a crise económica do país, com a sua dimensão e rendimentos, em termos de festivais de música assistimos a um boom nunca visto.

Em termos quantitativos isto resulta, e por outro lado propicia, a criação de novas bandas e projectos musicais. Nunca como agora foi tão fácil ouvir música portuguesa nas rádios (em português ou não) e nunca foi tão fácil, graças em grande medida às redes sociais, a sua divulgação. Mas…será que a qualidade acompanha os números? Será que muitas destas novas bandas não se irão esfumar rapidamente, qual amor de Verão?

Tivemos a oportunidade de questionar vários músicos nacionais acerca deste assunto. A grande maioria diagnostica a saúde da música portuguesa como bastante boa e a viver um momento incomparável. Há muitas bandas que se juntam em grandes famílias (de pequenas editoras por exemplo) e que funcionando em conjunto proporcionam o suporte necessário à sua sobrevivência, outras haverá que serão efémeras e não resistirão ao tempo. Até porque, haverá mercado para todas?

Não sendo propriamente baratos, os festivais implicam investimento por parte das organizações, que cada vez menos podem contar com apoios institucionais públicos, e por outro lado, o público cada vez menos os pode pagar.

A própria música enquanto disco enfrenta também grandes desafios (sim porque a tecnologia tem o reverso da medalha), deixando as bandas cada vez mais dependentes dos concertos. Concertos esses que, durante o Inverno são um quase deserto, facto também realçado pelas bandas.

O tempo, como sempre, será o melhor juiz, refletindo as escolhas do público (musicais e financeiras).

Previous post
Optimus D'Bandada 2013. O Porto encheu-se de música
Next post
Samuel Úria, o Cantautor Lusitano
Back
SHARE

Bandas, festivais e coisas que tais…