Damon Albarn . Everyday Robots

Damon Albarn . Everyday Robots

Na capa de Everyday Robots, Damon Albarn aparece preocupado, introspectivo. Solitário.

É um tema algo gasto este do isolamento humano na era da tecnologia, esta singularidade em que homem e máquina se tornam um único organismo. Ainda assim, a angústia desta pertença a uma rede omnipresente, tem um ressurgimento neste início de ano com, por exemplo, a primeira capa de 2014 da The New Yorker e com o último trabalho de Banksy portanto, mais do que chegar atrasado, Albarn demonstra uma actualíssima preocupação em canções como “Everyday Robots”, “Hostiles”, “Lonely Press Play”, “The Selfish Giant” ou “Photographs (you are taking now)”.

É de notar que Albarn conta já 46 anos, seria de esperar que a sua obra adoptasse um caminho autobiográfico, introspectivo. Há no disco memórias da infância em “Hollow Ponds”, referências a uso de drogas em “You & Me” e às viagens que faz por todo o mundo em “Mr Tembo” bem como em todos os vídeos oficiais que se podem ver no seu canal de Youtube nos quais são usadas imagens gravadas pelo próprio Albarn.

Por último a solidão. Após os anos de efervescência pop com os Blur e a explosão digital que eram os Gorillaz era esperado que Albarn tivesse a necessidade de colocar o seu nome num álbum. A música a solo de Albarn é mais simples, com pianos competentes e samples discretos, com ritmos tão cinza-britânico quanto laranja-caribe sempre numa toada de contenção e serviço à letra da canção.

Ainda assim, não é por acaso que repeti a ideia de ser esperado isto ou aquilo. Acabam por não haver grandes surpresas neste álbum, o que não tem nada de fundamentalmente mau mas também não é particularmente bom. É um disco com momentos apoteóticos (aquela canção final “Heavy Seas of Love” tem no seu coro gospel a redenção para qualquer pecado musical que este álbum possa cometer) mas também com várias canções periféricas que, tal como a proverbial árvore na floresta, caem sem fazer som algum.

7/10

Previous post
Reportagem A Naifa @ Theatro Circo
Next post
Reportagem Rita RedShoes @ Hard Club
Back
SHARE

Damon Albarn . Everyday Robots