Levitation France 2022 – I Dia

Levitation France 2022 – I Dia

Eis que chegamos a um dos nossos momentos favoritos do ano, o Levitation France. Pela segunda vez consecutiva tivemos o privilégio de cobrir um festival fora de portas com o um cartaz que claramente nos enche as medidas. Kevin Morby, Kim Gordon, Kikagaku Moyo, Frankie and the Witch Fingers, Death Valley Girls ou The Brian Jonestown Massacre são motivos suficientes para fazer uma mochila, preparar a câmara e meter pés à estrada, neste caso, no avião, e seguirmos a nossa aventura pelo norte de França.

0603_00_Ambiance026

Uma vez mais fomos muito bem recebidos pela organização do festival que trabalhou connosco sempre da melhor forma e que se mostrou muito colaborante em todo o processo.

Chegados ao recinto do Levitation, que uma vez mais foi no parque de estacionamento anexo ao Le Chabada, uma sala de concertos de referência em Angers, recebemos a triste notícia que os Dry Cleaning não conseguiram marcar presença no Levitation por cancelamento do seu voo.

Tentamos manter o ânimo elevado apesar de termos perdido um dos nomes mais importantes para nós.

O festival abre então ao som dos franceses Stuffed Foxes. O coletivo de Tours trouxe-nos um som pautado por guitarras estridentes e hipnóticas aliadas a uma intensidade marcante onde o psicadelismo e o garage passeiam de mãos dadas e que são a garantia para perto de uma hora bem passada.

As hostilidades estavam abertas e seguiu-se um show peculiar dos Albinos Congo que mescla o garage rock com sonoridades veraneantes criando uma textura nebulosa de tons escuros com cores berrantes unidos por um teclado desconcertante mas unificador de toda a incoerência racional que a banda é capaz de transmitir.

0603_03_BlackCountryNewRoad025

Seguiram os Black Country, New Road com o seu indie rock mais experimental que absorve sonoridades que se aproximam ao jazz e que fazem do coletivo britânico uma referência no universo da música alternativa actual.
O concerto foi marcado pela complexidade que os Black Country, New Road carregam e por um alinhamento menos orelhudo de todos os possíveis.
O público recebeu-os com tudo o que era necessário para este ser um dos momentos especiais deste fim de dia. Íntimo, próximo e respeitoso. Estes são os sinónimos de um grande concerto que acolhemos com grande alegria esperando voltar a ver o coletivo de Cambridge num concerto em terras lusitanas.

0603_04_Automatic058

Tempo para as norte-americanas Automatic subirem ao palco do Levitation. Izzy, Halle e Lola podiam muito bem ter seguido as suas carreiras por outra vertente artística, mas a música tem um chamamento que é impossível fugir, muito mais quando se tem origem em cidades luminosas como Los Angeles.
Formada em fins de 2019, as Automatic trazem-nos as batidas da synth pop com o baixo do post-punk, a bateria do rock n’roll e a imagem e de uma passagem de modelos alternativa, convencida e genuinamente alegre que nem uma pandemia conseguiu amenizar e desmotivar. As Automatic estão já na nossa shortlist de bandas a seguir com muita atenção.

0603_05_KevinMorby038

Kevin Morby é o senhor que se segue e a forma como conquistou o Levitation só surpreende os distraídos. This is a Photograph é o tema que abre o concerto trazendo a si toda a atenção que podia estar mais distante para depois desenrolar uma série de êxitos do músico norte-americano que nunca podem faltar.
Há músicas que marcam a carreira de certos artistas e City Music é uma delas. Em City Music a distração acaba e a plateia contempla as notas com origem no palco.
Beautiful Strangers e Harlem River fecham o concerto de Kevin Morby e ficamos todos com a sensação que a partir daqui pouco mais há a acrescentar nesta noite!

Mas os Irlandeses Gilla Band tinham uma carta na manga e trouxeram de Dublin uma ode insana onde o caos descansa e o público do Levitation relaxa.
Temas abrasivos e intensos fazem dos Gilla Band um coletivo a ter em conta dentro da falta de respeito que o punk psicadélico derretido em poções ácidas nos obrigam a ter.

Terminamos o primeiro dia com a vontade que o segundo dia comece rápido!

Levitation France 2022 - 0603
Previous post
SON Estrella Galicia - BODEGA no M.Ou.Co
kikagaku moyo
Next post
Levitation France 2022 - II Dia
Back
SHARE

Levitation France 2022 – I Dia