A At the Rollercoaster apresenta a quinta edição do Post Punk Strikes Back Again (PPSBA) que decorrerá uma vez mais no Hard Club nos dias 1 e 2 de Dezembro.
Este ano o cartaz contará com a presença dos New Model Army, Oum Shatt, So Dead, Ditz e Meryl Streek no dia 1 e The Chameleons, Scattered Ashes, Talk Show, Baudelaire, Grandmas House e Structures no dia 2.
Os britânicos New Model Army destacaram-se logo desde sua formação, em 1980, pela sua música enérgica e letras engajadas. Combinando elementos do punk, rock alternativo e folk, o grupo conquistou uma base de fãs leais ao longo das décadas. Com uma sonoridade única e uma atitude irreverente, os New Model Army transcenderam todas as barreiras musicais tornaram-se num ícone na cena underground.
Os Oum Shatt têm na sua essência, os blocos de construção músicais centrados no modelo clássico do rock – canções sobre luxúria e mulheres, lideradas por guitarras e baterias, com melodias emprestadas de influências orientais. Jonas Poppe, líder da banda, passou grande parte da sua vida ligado à música do Médio Oriente, com atuações em bares e clubes de Berlim. O próprio nome da banda, Oum Shatt, é uma homenagem à prestigiada cantora egípcia Umm Kulthum. No PPSBA poderás ouvir este híbrido cross-cultural de rock oriental.
Os So Dead chegam-nos de Coimbra e trarão Wait To Die, o seu primeiro EP, que nos atingiu com a força das texturas do rock industrial e a melancolia do post punk que assolou a europa nos 80s. Com So Dead têm apenas o objectivo simples de fazer música da forma que sabem, da forma que podem e como lhes sai. A única garantia é que não há distinções entre eles e os ouvintes, pois a cada escuta que se faça, tornam-se um só.
Formados em 2016, os Ditz chegam-nos de Brighton e emergiram na cena musical recentemente com uma abordagem sonora única e concertos intensos. Com sua mistura distorcida de guitarras agressivas, letras provocativas e atitude caótica, a banda tem atraído atenção do público e da crítica. O som do Ditz é enérgico e imprevisível, fundindo elementos do pós-punk, noise rock e punk. A banda explora temas como ansiedade, alienação e a natureza caótica do mundo moderno. Uma atuação a não perder.
O primeiro dia terminará com o irlandês Meryl Streek e uma atuação de punho na mesa. Este jovem produtor irlandês expele a sua raiva e frustração, visando diretamente os crimes da Igreja Católica e aqueles que acreditam que o governo os maltratou e lhes tirou a voz. Sem rodeios, apresenta-nos textos crus e honestos. soando a gritos de protesto que são um verdadeiro motor de expressão.
Liderados por Mark Burgess, os The Chameleons são uma referência do pós-punk. Formados em Manchester, em 1981, apresentam um som atmosférico, letras introspectivas e habilidade para criar paisagens sonoras envolventes. A banda conquistou um culto de seguidores ao longo dos anos. Os The Chameleons são uma banda que deixou uma marca indelével na cena pós-punk. Com sua música envolvente, ofereceram uma perspectiva sombria, mas poética, do mundo. Apesar de seu sucesso comercial limitado, sua influência duradoura e sua base de fãs fiel demonstram o impacto que eles tiveram na música alternativa.
Mais uma banda de Dublin, e desta feita o Goth Punk dos Scattered Ashes, que nos faz mergulhar num mundo sombrio e melancólico. Com temas intensos, letras profundas e atmosferas densas, a banda cativa fãs com sua combinação única de elementos musicais e letras introspectivas, oferecendo uma experiência sonora emocional e poderosa.
Os americanos Talk Show são a mais recente coqueluche da cenas pós-punk que tem chamado a atenção com sua mistura única de energia visceral, letras intrigantes e uma abordagem moderna ao género. O grupo tem conquistado seguidores e gerado expectativa na indústria musical cimentando o seu estilo irreverente e seu impacto no ressurgimento do post-punk na era contemporânea.
De terras de Sua Majestade chegam-nos os Baudelaire com uma crueza abrasiva devido ao cenário industrial de sua região natal. A banda canaliza atmosferas góticas e grooves mecânicos num estilo único de fúria sonora enervante. Em 2022, editaram os seus três primeiros singles, cada um produzido por Gavin Monaghan (Editors, Robert Plant, Ocean Color Scene). Rapidamente a banda conquistou os elogios de veículos como BBC Introducing, This Feeling e EARMILK.
Mais uma banda Inglesa e agora são os Grandma’s House, coletivo de Bristol de rock alternativo que tem chamado a atenção da crítica e dos fãs com malhas poderosas e letras impactantes. Uma postura crua, atitude desafiadora e presença de palco asorvente, o trio tem conquistado um espaço importante na cena musical contemporânea.
O PPSBA não termina sem a intensidade e a energia dos Structure. A banda de metalcore que ganhou reconhecimento na cena musical com sua abordagem intrigante e técnica. Com uma mistura única de riffs de guitarra complexos, ritmos implacáveis e vocais intensos, a banda conquistou uma base de fãs leais e se destacou no cenário do metalcore.
Brevemente informaremos os nossos leitores dos horários das atuações.