Reportagem Peter Hook @ Casa das Artes Vila Nova de Famalicão

Reportagem Peter Hook @ Casa das Artes Vila Nova de Famalicão

Na noite da passada sexta-feira teve lugar na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão um espectáculo de homenagem aos Joy Division, protagonizado por Peter Hook & The Light.

O baixista e co-fundador da mítica banda trouxe-nos uma revisita aos álbuns “Unknown Pleasures” de 1979 e “Closer” de 1980.
A plateia de cerca de 500 pessoas estava rendida à partida, como as t-shirts e bandeiras alusivas à banda deixavam adivinhar.

Numa faixa etária maioritariamente acima dos trinta e masculina, ansiava-se por reviver momentos e sensações que as músicas icónicas do grupo de Manchester têm o poder de despertar.

Na primeira parte teve lugar New Order.  Uma espécie de aquecimento. Para Peter Hook, que poucas palavras dirigiu aos presentes, e para o público que se mantinha, ainda, confortavelmente sentado nesta fase.  “Bizarre Love Triangle” e  “True Faith” deram o mote ao revivalismo que se iria revelar em crescendo.

Intervalo para retemperar forças, que os quase 60 anos anos já pesam. E segue-se Joy Division.

“Atrocity exhibition”, “Isolation”,  “Passover”, “A Means To An End” despertam as vozes e os sorrisos.

Numa parte três, versão encore parte um, dá-se o primeiro obrigado, em portugês, a um público que por agora já se vai levantando timidamente.

“Disorder”, “Day Of the Lords”, “Insight”, “She’s Lost Control” , “Shadowplay” fazem erguer e render-se toda plateia às eternas canções.

O verdadeiro encore fechou as quase duas horas de concerto em extase com “Transmission” e “Love Will Tear us Apart”, numa noite em que se dançou de olhos fechados, não ao som da música mas da memória.

Previous post
Domingo com Paulo Dantas
Next post
Reportagem A Naifa @ Teatro do Campo Alegre . Porto
Back
SHARE

Reportagem Peter Hook @ Casa das Artes Vila Nova de Famalicão