B Fachada, Sensible Soccers e The Field. Assim acaba a 3ª edição do L’agosto. Mas não se preocupem, pois certificamo-nos junto da organização de que para o ano há mais!
Foram dias intensos para Guimarães, que teve festa fora e dentro das muralhas!
3º e último dia, com uma noite mais quente e os corpos mais despidos para umas danças (que não foram de todo qb). Depois de um primeiro dia mais eclético e de uma identidade não tão definida, um segundo dia de guitarras e psicadelismo à mistura – chega a vez do dia das malhas-de-verão-com-cocktails-e-muito-sol.

B Fachada sobe ao palco às 22h30, num registo bastante divertido e informal.
“Estar à espera ou procurar”, “Quem Quer Fumar com o B Fachada”, “Monogamia” e “Camuflado” foram alguns dos temas com que fomos presenteados. B Fachada recebeu o público com bastantes sorrisos e um sentido de humor um quanto ou tanto especial. Conseguiu roubar sorrisos, passos de dança, e até umas valentes gargalhadas – com as suas piadas sem fim sobre o fogo de artifício de Guimarães, que iria coincidir com a “música etérea” [risos] de Sensible Soccers. Ficou a faltar a “Como Calha” e numa opinião mais pessoal, “Já o tempo se habitua”, mas fica o nosso eterno agradecimento ao Génio B por 45 minutos de harmonia e por ter sido o melhor warm-up deste último dia de Lagostins ao rubro.

Sensible Soccers apresentam-nos o seu mais recente lançamento, “Aurora”, produzido pelo B Fachada. Os portugueses têm tido um Verão bastante atribulado, no bom sentido claro, e o novo álbum tem sido muito bem recebido pelo público.
Manel Justo aproveita a sua chegada ao palco para responder às piadas de B Fachada e, espera ele, que o fogo de artifício não interfira na atuação.
Aurora é visto como uma abordagem mais divertida e leve da música, talvez por ser o malhão oficial deste Verão.
Se ainda havia restos de vergonha no público, é em Elias Katana que se perde qualquer resto que possa existir. O público dança, salta, e acima de tudo: diverte-se.
Às 00h30, “Sofrendo com Você” coincide com o esperado fogo de artifício das festas Gualterianas. “Nunca esperamos que corresse assim tão bem com fogo de artifício!” – confessa Hugo Gomes.
Melhor, seria impossível – o momento é de apoteose.

O L’Agosto termina com The Field, um dj Sueco com batidas electrónicas e techno minimal.
Difícil de igualar a performance do conjunto de Vila do Conde, mas mesmo assim, com muita gente à mistura.
Chega ao fim este festival urbano, com a premissa e promessa de para o ano ser ainda melhor e maior.
Obrigada a todos, e fiquem atentos, as entrevistas vão estar disponíveis em breve! :)
