The War on Drugs . Lost in the Dream

Já muita tinta se gastou para noticiar o ressurgimento do vintage na cultura actual, por todo o lado há elegantíssimas moças pin up e impecáveis hipsters de Ray Ban polido. A grande diferença estética e até ética está em usar um vestido com padrão vintage fabricado em Janeiro deste ano ou, inversamente, ir vasculhar as lojas de roupa usada para descobrir um vestido de época que tenha vindo mesmo da época que se quer homenagear.

O album dos The War on Drugs, “Lost in the Dream”, podia ter estado caído numa qualquer loja de discos dos 80’s e só ser descoberto hoje. É uma verdadeira viagem no tempo que tem este efeito prodigioso de soar antigo sem ser datado. Há nas guitarras reverberadas e na electrónica naive, suficiente candura para nos transportar para a América dos muscle cars, naquele desencanto permanente de final de festa no qual os Estados Unidos parecem sempre estar envolvidos.

Há também um tom de honestidade laboriosa, fica sempre a ideia que fazer um disco com canções tão sonoramente ricas e preenchidas deve ter dado um trabalhão, com imenso sangue e suor espalhado pelo estúdio.

Quanto às lágrimas, essas parecem ter vertido para o interior do disco, perdidas num sonho qualquer em canções dolentes ainda que esperançosas como “In Reverse”, “Disappearing” ou “Eyes to the wind”. Biograficamente Adam Granduciel, o vocalista de The War on Drugs, passou por uma tempestade pessoal de se sentir alheado na sua Philadelphia e por ter visto o final de uma longa relação após muitos meses na estrada a promover o disco anterior.

Há poucos álbuns tão completos e competentes, com tanto deste discreto artesanato auditivo de transportar toda uma época para a era da tecnologia. “Lost in the Dream” dá vontade de implodir o que de mal vai connosco, pegar num carro e seguir para qualquer lado onde a estrada levar, seguros que no final da audição, ao invés de mudar de disco e regressar mansamente a casa, só seremos capazes de carregar de novo no play e prosseguir.

9/10

Previous post
a nova cena nacional . Gessicatrip
Next post
A Britpop
Back
SHARE

The War on Drugs . Lost in the Dream